Quais atividades propor?

Projetar o ensino para o futuro: a criatividade na educação

Imagem de Professor Anísio
por Professor Anísio - quinta, 5 fev 2015, 13:03

Assista ao vídeo e compartilhe seus comentários clicando no link responder

Principal Educação e Tecnologia Moodle Fale Conosco
Um dia Especial
Re: Projetar o ensino para o futuro: a criatividade na educação
por CLAUDIO MARTINS GONCALVES - sexta, 22 nov 2013, 19:54

Boa noite, Car@ cursistas

O vídeo traz várias inquietações que nós estimula a procurar a criatividade que existe em nós. Ser curiosos, autoconfiante e questionador são características para o ensino de uma educação para o futuro como destaca a Professora Eunice Soriano.

Muito legal as considerações apresentada. Com tudo isso, surge uma indagação, o fator criatividade está relacionado a inovação para educação?

Um abraço,

Cláudio Martins

Imagem de Michelle Machado de Oliveira Vilarinho
por Michelle Machado de Oliveira Vilarinho - segunda, 25 nov 2013, 12:52

Prezados Colegas,

A valorização do aluno é um fator que favorece a construção da autoestima do aluno com base nas ideias apresentadas no vídeo. A criatividade é a essência da educação, incentivando ideias novas para resolução de problemas. Assim sendo, devemos estimular nossos alunos a refletir, motivando o pensamento crítico do aluno.

Cordialmente,

Profa. Michelle

Coordenadora de Tutoria do curso de Letras EaD da UnB

Imagem de SABRYNNE SAMPAIO
por SABRYNNE SAMPAIO - terça, 18 fev 2014, 23:40

As colocações feitas pela professora Eunice Soriano  só me levam a crer que a cada dia que passa as mudanças na formação de professores tem que acontecer. Acreditar numa educação pro futuro onde educamos seres questinadores, curiosos, capazes. Criando um leque de possibilidades, onde não exista só uma resposta correta. 

A interação entre professor e aluno sejam mais proximas, sem medo de fazer perguntas ou questionar as vezes.

Professores inovadores, que busquem e tornem a aprendizagem cada dias mais proveitosa diante de tantas informações que os alunos consomem.

Professores modelo(não só um reprodutor de informações) mas um facilitador de novas idéias.

Érica Nascimento
por Erica da Silva Nascimento - quarta, 27 nov 2013, 18:55

Ola professora e caros colegas.

O vídeo deixa bem claro que a aprendizagem significativa do aluno acontece quando o professor educa com criatividade. Pois, educar para a criatividade é proporcionar o aluno o seu autoconhecimento valorizando o mesmo na busca de novos saberes. Também é perceptível que no Brasil ainda se tem uma educação com métodos tradicionais onde que o professor é detentor do saber e o aluno é um mero receptor. E que no momento vigente não há espaço para essa educação. Pois essa mesma educação não é atrativa para as nossas crianças, adolescentes e jovens adultos.

Diante disso, acredito que a inovação é um fator muito importante e estar relacionado diretamente para sensibilizarmos os alunos a criatividade na educação.

Att,

Érica Nascimento

Oficina.C.Popular.
por Sandra Elizabeth De Oliveira - sábado, 30 nov 2013, 22:51

O video nos mostra o quanto o mundo vive em mudança e, o quanto podemos fazer parte dessa mudança. De uma forma  que podemos  procurar envolver e desenvolver  o que ta acontecendo. Nos manter informados e desenvolver o que pode aparecer por ai.  

Imagem de Vânia Magna dos Santos
por Vânia Magna dos Santos - domingo, 1 dez 2013, 16:45

Boa Tarde.

Ao assistir o vídeo pensei...era isso que faltava, um leque de possibilidades,  rumo a criatividade, aos momentos de novas mudanças e ao futuro e além... capacidade de criar, lidar com novas idéias e ferramentas, tirar a mesmice das aulas e dar um novo sentido para gerar fluidez.. eu.gosto dessa palavra...deixar fluir...deixar o aluno, é claro com direção e respeito simplesmente dizer, criar, participar e crer que ele pode. (Passo por isso hoje...às vezes penso que não conseguirei findar esse curso com êxito e bravura, gostaria de terminá-lo com gosto e dizer...valeu...eu vi...eu aprendi...eu sou capaz....eu vou ser e fazer algo melhor do que fui...., ela existe dentro de todos, mas despertá-la essa é a chave. Por ver uma proposta tão necessária para mim, vi que vários pontos ditos se referia a mim. Talvez pela idade, meus lamentos são tantos que só o conhecimento não bastava, MAS UMA DIREÇÃO PARA ISSO. Imagino um curso libertador e leve para fluiiiiiiiirrrrrrr. Abraços.

Imagem de Magalis Besser Dorneles Schneider
por Magalis Besser Dorneles Schneider - segunda, 2 dez 2013, 06:41

Olá pessoal, 

Muito interessante a colocação da professora referente à criatividade, certamente ser criativo é uma maneira de inovar e tornar a aula mais interessante, contextualizadora e reflexiva.

Contudo, é preciso saber que criatividade sem uma boa comunicação e interação dialógica com o aluno na educação a distância, apenas disfarça e maquia uma educação e aprendizagem manipuladora, controladora, conteudista, cansativa em detrimento de uma significativa. É  necessário que o aluno esteja motivado e interessado em aprender e o professor com objetivos claros, planejamentos emancipadores.

Criatividade no ensino e aprendizagem não é apenas utilizar ferramentas, plataformas inovadoras, principalmente quando exemplificarmos  com a  UAB/UNB que atende aos polos que muitas vezes os alunos estão ainda  sendo incluídos digitalmente. Qual criatividade precisamos para esse contexto? 

Abçs,
Magalis Schneider

Oficina.C.Popular.
por Sandra Elizabeth De Oliveira - quinta, 12 dez 2013, 22:56

Oi Magalis, concordo com você, quando diz sobre o objetivo claros. E no conteúdo ARTE CULTURA POPULAR do 6° período do curso de LICENCIATURA EM TEATRO, A professora Liuciana Hartmann do curso, teve uma objetividade no seu conteùdo na plataforma e uma clareza em ensinar durante as suas oficinas presencial. 

Imagem de Marcelo Reges Pereira
por Marcelo Reges Pereira - quinta, 12 dez 2013, 13:05

Prezadas(os) colegas, 

Gostei muito do vídeo. Sei que todas as inquietações apresentadas no vídeo fazem parte do nosso contidiano em sala de aula. Eu sempre penso o contidiano na sala de aula com uma grande paradigma que precisa ser resolvido. E as respostas para este paradigma são sempre muito diversas, dinamicas, relacionais e históricas. Afinal de contas, cada sala de aula é um universo. Cada estudante é um universo. E ser professor é conseguir perceber cada subjetividade no meio de uma galáxia. 

Atenciosamente, 

Marcelo Reges

Imagem de Professor Anísio
por Professor Anísio - sexta, 21 mar 2014, 15:56

Oi,colegas!

A discussão aqui está bem animada,hein!!

Agradecemos a tod@s pelas contribuições. E participem também dos outros diálogos que estamos tendo sobre o Moodle e as tecnologias na Educação.

Abraços,

Prof Anísio

Imagem de JOÃO BATISTA AMARO
por JOÃO BATISTA AMARO - quarta, 18 dez 2013, 21:23

Olá pessoal, boa noite,

Achei muito bom o vídeo principalmente no que se diz com relação à criatividade, realmente no tempo que vivemos precisamos inovar e criar idéias novas a cada dia. Achei também interessante sobre a relação professor -aluno. Sabemos que o pofessor precisa se apresentar como modelo para os alunos, dando segurança e também liberdade para que os alunos mostrem suas idéias.

Abraços,

JB Amaro (polo Ipatinga)

Imagem de Jamil Fernando Plens de Oliveira Delgado
por Jamil Fernando Plens de Oliveira Delgado - domingo, 12 jan 2014, 19:42

Realmente, quando não á esse incentivo ao saber, e muito menos enfase ao que o aluno expressa em aula, não se tem como esperar conteúdo criativo de tal indivíduo. E a imposição do medo para que não ocorra erros, faz com que a criatividade espôntanea de tal indivíduo seja reprimida e expressa apenas para sí só, deixando de compartilhar sua idéia com demais idéais, com receio das opniões alheias, e pela repressão do professor, caso esteja errado, ou apenas, tenha visto de pontos diferentes o que lhe foi proposto pelo professor. Essa idéia  do insentivo a acreditar em "eu posso", e a iniciativa a abertura para novas respostas, e o que está faltando para o ensino saia da antiguidade, e inspire aos alunos, formadores de novas idéias, fugindo do estabelecido padrão que aprendemos no passado.

Imagem de Mário Henrique  de Miranda Barros Gonçalves
por Mário Henrique de Miranda Barros Gonçalves - segunda, 13 jan 2014, 17:17

Interessantíssimo tudo que foi abordado pela professora Eunice Soriano. Apesar de nunca ter lecionado, como aluno sei que tudo que ela mencionou sempre foi o diferencial entre os professores que me fizeram realmente aprender e que, além disso, agregaram valores muitas das vezes ligados à outras áreas da vida não somente à disciplina pura e seca. Acho que o professor deve sempre estar motivado e entusiasmado com as novas mentes que ele terá acesso e que estarão disponíveis dentro da sala de aula e cabe a ele fazê-las se revelarem, se mostrarem e contribuirem sempre com alguma coisa, nem que seja com um simples ohar atento. Como disse a professora o ser humano é curioso e o professor também deve sê-lo, procurando sempre a maneira mais eficaz de libertar e expandir as novas mentes e dessa forma degustar um pouco de cada experiência e fazer com que o aluno realmente absorva o conteúdo não só por pura informação mas como parte integrante da vida e para que dessa forma todos passem a compreender melhor o mundo e como tudo acontece ao nosso redor!

Imagem de ANDREIA VIEIRA DE SOUSA
por ANDREIA VIEIRA DE SOUSA - domingo, 19 jan 2014, 20:08

Boa noite a todos,

Inspirador o video, tras varios pontos de discursão a respeito do que podemos ser , quem podemos ser e o que podemos também transmitir.

Acredito que o video deveria ser mostrado em uma disciplina especifica, ajudaria a quem como eu tem dificuldade de expressar minhas ideias.

Abraços,

Andréia Vieira

Imagem de Ana  Maria Campos Caminha
por Ana Maria Campos Caminha - domingo, 26 jan 2014, 16:02

Fiquei muito feliz com a visão mais holística que a professora Eunice trás para a relação professor - aluno , realmente acredito que devemos ver o aluno como um todo de possibilidades e potenciais , não podemos bloquear sua criatividade dizendo que o aluno não sabe algo , devemos estimula-lo a nos mostrar o que sabe , para que assim ele se sinta a vontade para criar e se tornar um ser humano gerador de novas idéias criativas para o mundo de hoje em dia . Sinto a educação no Brasil muito ultra passada realmente precisamos tranformá-la em algo novo e prazeroso para que professor e aluno se sintam estimulados e interessados nas aulas.

Marlene Tomé
por MARLENE TOM DA SILVA SANTOS - segunda, 17 fev 2014, 20:36

Muito importante a abordagem da profª Eunice Soriano. O papel do professor no séc. XXI representa uma séria reflexão no que diz respeito ao que está diante de nós: O aluno e suas potencialidades. Valorizar o potencial do seu aluno, mostrar novas possibilidades, conduzir em outros caminhos, aprender com os erros, acreditar em nós mesmos, e não termos medo de nos colocarmos no mundo numa atitude corajosa e responsável  faz toda diferença no nosso aprendizado. É muito importante investir no aluno e oferecer-lhe um ambiente propício para seu crescimento pessoal, interpessoal e interior. E nisso, o professor tem uma função vital.

Imagem de VALERIA  POLIANA SILVA
por VALERIA POLIANA SILVA - terça, 18 fev 2014, 08:20

Muito pertinente as colocações da professora Eunice Soriano. Direciona a urgência  de nós professores refletirmos a nossa  prática cotidiana, considerando a necessidade de projetar o ensino para o futuro, aderindo a novas idéias, valorizando a importancia da criatividade, da inovação na educação e na proximidade necessária na relação professor/aluno.

Imagem de Paulina Margarida Azevedo Fernandes Nascimento
por Paulina Margarida Azevedo Fernandes Nascimento - segunda, 10 mar 2014, 10:33

Foi bastante esclarecedora as palavras da Professora Eunice Soriano de Alencar.

Sabemos que é possível fazermos uso das dimensões citadas no vídeo.Também vejo que trabalhar a criatividade com os alunos acima de tudo é ter respeito por eles e acreditar no desenvolvimento do potencial de cada um. 

Muito obrigada,

Paulina

Imagem de Danila  Santana Dourado
por Danila Santana Dourado - terça, 11 mar 2014, 12:18

O vídeo da professora Eunice Soriano transmite uma melhor percepção em relação do professor com o aluno.Apresentando soluções que proporcionam um bom caminho para a criatividade, novos pensamentos e ideias inovadoras que possibilitem o conhecimento dos discentes, permitindo assim identificar problemas frequentes nas salas de aula que podem  ser resolvidos e  as vezes o próprio professor é quem proporciona aos alunos  o pensamento negativo que eles não vão conseguir,desmotivando a não criar por medo de errar, não arriscar com trauma do fracasso esses pequenos pensamento incapacita o aluno de ter curiosidade de criar.O professor deve inovar, buscar e criar estratégias ,dar liberdade ao aluno ,liberdade de errar ,de ousar de confiar em si mesmo,pois todos são capazes basta tentar, diferenciar, persistir e acreditar que tudo é possível,concordo quando Eunice diz que a capacidade de aprender do ser humano é ilimitada"

Imagem de Ana Lúcia Pereira dos Reis
por Ana Lúcia Pereira dos Reis - terça, 11 mar 2014, 14:20

Bela entrevista gostei muito, bom saber que vc esta pronta a nus ajudar beijos

wellingtonpanga
por WELLINGTON DE LARA - quarta, 12 mar 2014, 12:03

Ola bom dia a todos , assisti o video da Professora  Eunice soriano, muito bom,tirei como uma lição de ensino para mim de projetar o ensino para o futuro , e a criatividade na educação.

Temos nós professores em primeiro lugar ,temos quer já ser estimulado para ensinar não importa a onde e como , temos que fazer a diferença , como éla relata , não podemos ter medo de errar , o Professor tem que estimular o aluno acreditar neles , tem que dispertar interesses neles para o estudo , acabar com este tabu que tem que ir na escola ,porque se não vai arrumar um bom emprego , ou conquistar algo material , tem que fazer o aluno a aprender que a escola , é algo mais que isto é um saber cultural que ele vai levar para sua vida ,não é para bem material e sim para um bem cultural ai teremos alunos quase completo ,se não estigarmos neles a alto confiança que ele póde , ele nunca vai decolar abrir sua mente totalmente .

Imagem de Joyb Ramos
por Joyb Ramos - sexta, 14 mar 2014, 14:10

Conhecer a Profª Eunice através desse video, me faz querer conhece-la pessoalmente. Concordo com tudo dito por ela. O meu desejo é que todos os professores do Brasil, vissem esse video.

Conheci alguns professores fazendo o inverso do que foi dito, ou seja, reprimindo a criatividade e envergonhando publicamente alunos de grande potencial. Outros de notório saber, só não sabiam transmitir o conhecimento.

Parabéns Profª Eunice, sou seu fã. Um grande abraço.

Imagem de Carlos Eduardo Aguiar - (DESLIGADO 11.07.2015)
por Carlos Eduardo Aguiar - (DESLIGADO 11.07.2015) - domingo, 23 mar 2014, 21:46

Como os colegas comentaram, o vídeo é realmente bastante interessante e levanta uma serie de questões com as quais os professor se depara diariamente: alunos desinteressados, conteúdos muitas vezes dissociados da realidade do aluno, professores que recebem salários insatisfatórios entre outras. No entanto o professor tem uma nobre tarefa pela frente: de "provocar" o aluno, de fazê-lo aprender, leva-lo a refletir sobre os conteúdos. Isso nem sempre é fácil, pois a estrutura escolar não comporta esse tipo de abordagem. Espero que possamos contribuir para melhorar essa situação.
Imagem de RITA DE CACIA BORDONE
por RITA DE CACIA BORDONE - sexta, 11 abr 2014, 08:19

Ola Colegas,

Irei rever sempre que possível este video, para que o tempo não me deixe esquecer qual o principal papel de um professsor, nem perder a ternura ao ensinar. Parabéns  a todos!

Abraços

RitaBordone

Pólo de Ipatinga-MG

Imagem de Patrcia  Nunes
por Patrcia Nunes - quinta, 24 abr 2014, 20:15

Quando achamos que já vemos quase tudo, nos surpreendemos, com tamanhas criatividades, quem disse que um professor mesmo em meio a tantas dificuldades, não pode ser criativo, a professora  Eunice, que busca  atividades que levem o aluno a produzir idéias, que envolvam analisar criticamente um acontecimento, que estimulem o aluno a levantar questões que levem o aluno a gerar múltiplas hipóteses, tenho certeza que esse vídeo, ira mudar o pesar de cada profissional da área.

POLO de BURITIS- MG

Imagem de Diana da Silva
por Diana da Silva - sábado, 26 abr 2014, 11:05

Estive em pesquisa de campo numa escola da região onde hoje moro, um dos professores me disse que o que eu estava lendo, era completamente diferente do que estava vendo, que hj, os alunos não estão interessados em entrar numa sala de aulas para aprender, mas para sair dela o mais rápido possível, e que o pior conselho que já ouviu na vida foi do MEC sobre o aluno não reprovar nos três primeiros anos do ensino fundamental. Bom, quem decide acatar este conselho são as próprias escolas.
A educação precisa de investimento na formação do professor, e a família tem que estar mais presente, independentemente do que se decida sobre a retenção do aluno, não é bom reprovar um aluno, mas deixá-lo evoluir sem que ele tenha aprendido é “enganá-lo, já que mais cedo ou mais tarde ele vai ser retido.
Mas para a professora da Universidade de Brasília (UnB) Fátima Guerra, a reprovação não é admissível em hipótese nenhuma e pode causar consequências negativas para a criança. Tem que dar ao aluno, ferramenta para pensar, para resolver novos problemas que eventualmente ele encontre em sua frente na vida pessoal ou profissional. O ensino do Brasil é muito voltado para o passado, apenas para o dominio e reprodução do conhecimento. Mas, eo dever de projetar o ensino para o futuro? Precisamos de criatividade, ou seja, pensar ideias novas, permitir que o aluno pense por mesmo sem achar que dando determinada resposta ele não vá ser julgado, que ele não se sinta apreensivo ao pensar em dar uma resposta que não julgue correta. As crianças am nossos país aprendem cedo demais que não são capazes. Errado! Sabemos que temos uma capacidade ilimitada de aprendermos. Isso só acontece Brasil.
Ao assistir este vídeo da profª Eunice S. de Alencar, alimenta mais minha determinão de aprender casa vez mais para passar todo asse conhecimento as nossas futuras crianças. Deixemos que fuam seus conhecimentos através de conhecimentos nos quais ajudaremos a conquistar. Seremos professores, educadores, pacientes, observadores e concelheiros do futuro de maior numero possível de crianças, e que isso inclua principalmente nossos filhos.

Att.
Diana S. Pereira...boca aberta

Lourdes
por Maria de Lourdes Aguiar Lima Barbosa - quarta, 23 jul 2014, 00:11

É verdade quando nos deparamos com o conhecimento sabemos que não sabemos nada e isso é muito fantástico nesse espaço virtual que nos leva a entender as considerações pessoais de diversas visões de mundo, como uma concepção de mundo inovado a cada dia. Quero entender e aprender com todos...Vamos conversando e compartilhando nossos saberes...

Lourdes 

Imagem de Kelly Aparecida Mani de Melo
por Kelly Aparecida Mani de Melo - quarta, 6 ago 2014, 19:15

Boa Noite!

Este  nos traz a importância da formação profissional, como devemos ter transformações e aperfeiçoamentos quanto professor. Busca também a valorização do aluno quanto ser humano e o primordial que é a criatividade, pois todos nós somos criativos basta deixar desabrochar essa criatividade existente em nosso ser, para que possamos ministrar aulas que dispertem o interesse do aluno, buscando assim uma forma lúdica de ensinar .

Atenciosamente,

Kelly - Pólo de Buritis MG.

Imagem de Carlos Raney Vieira Lima Guedes
por Carlos Raney Vieira Lima Guedes - quarta, 6 ago 2014, 20:01

Boa noite!

É bastante pertinente a contribuição da professora Eunice em seu vídeo, uma vez que bem fundamentado, nos orienta a repensar a nossa prática pedágógica enquanto professor para com os nossos alunos. Observa-se que, diante das recentes transformações e considerando uma herança existente na educação, faz-se necessário fomentar a discussão sobre o modelo de educação atual, com vistas a possibitar a formação completa do ser humano e, para tanto, não devemos negligenciar a real situação em que se encontra nossos alunos, considerando fatores importantes como sua cognição, a questão emocional e outras correlatas.

Carlos Raney

Pólo de Carinhanha-BA

Turma UAB3, já estou com saudades.  Obrigado pela carinhosa companhia nessa linda e gostosa jornada!
por JOAO CARLOS DOS SANTOS PIRES - segunda, 18 ago 2014, 12:45

Olá pessoal!

Estou no 8º semestre do meu curso, Licenciatura em Geografia.  São ensinamentos que funcionam até como terapia, a Profa. Eunice fala muito bem de um assunto que com certeza está provocando reflexão no dia-a-dia do professor que o viu.  A qualidade de ensino em nosso país precisa mudar, e nós somos responsáveis por isso, e é isso que nossos alunos esperam.  Esse vídeo de curta duração, já está fazendo diferença na minha formação.

Obrigado,

João Carlos

Turma UAB3 – Polo Vila Boa de Goiás – Cidade de Goiás