COMO CRIAR LINKS E INSERI-LOS NO MOODLE

Título do livro como criar links e inseri-los no Moodle

Inserir links no Moodle

Link para abrir um arquivo

A seguir, detalharemos o passo a passo para transformar uma palavra/frase de um texto em um link para um arquivo, por exemplo: PDF, WORD, LIBREOFFICE, entre outros.

Na caixa de edição de textos do Moodle (link externo), inserimos uma imagem e desejamos inserir um link para o documento que contém a descrição longa desta imagem.

Em nosso exemplo, inserimos, na caixa de edição de textos, uma imagem de uma ilustração de uma paisagem e de um gráfico juntos. Logo abaixo da imagem, escrevermos o texto [Descrição longa "Imagem e Gráfico.png" - ODT - 5kb] e desejamos transformá-lo em um link para um arquivo que contém a descrição longa da imagem inserida.

Caixa de edição dos textos do Moodle, com imagem e texto inseridos. 

Em seguida, selecione o texto que deseja transformar em link para um arquivo e clique no botão Inserir/editar link.

Caixa de edição de textos do Moodle, com texto selecionado e seta indicando o botão Inserir/editar link.

A caixa de diálogos Inserir/editar links será aberta. Ao lado direito do campo URL do link, clique no botão Navegar.

 Caixa de diálogos Inserir/editar link e seta indicando o botão Navegar.

A caixa de diálogos File Picker será aberta. Escolha a opção Enviar um arquivo do lado esquerdo da caixa de diálogo do seletor de arquivos. Depois clique no botão Escolher arquivo para selecionar, em seu computador, o documento com a descrição longa da imagem.

Caixa de diálogos File Picker e seta indicando o botão Escolher arquivo.

Na tela Abrir, selecione o arquivo desejado e depois clique no botão Abrir. Em nosso exemplo, selecionamos o arquivo de texto Descrição longa da imagem.

Tela Abrir com seta indicando o arquivo de texto selecionado e outra seta indicando o botão Abrir.

Em seguida, de volta à caixa de diálogos File Piker, o nome do arquivo selecionado aparecerá do lado direito do botão Escolher arquivo. Em nosso exemplo, aparece escrito Descrição longa da imagem.odt. Se o arquivo estiver correto, basta clicar no botão Enviar este arquivo.

Caixa de diálogos File Picker, uma seta indicando o nome do arquivo selecionado e outra seta indicando o botão Enviar este arquivo.

Na caixa de diálogos Inserir/editar link, no campo URL do link, vai aparecer o endereço do arquivo, gerado automaticamente pelo próprio Moodle. Não o altere.

Caixa de diálogos Inserir/editar link, com seta indicando o endereço do arquivo configurado automaticamente pelo Moodle.

No campo Alvo, selecione onde este documento será aberto, qual será a janela de destino.

Para quem usa leitor de tela, o ideal é que todas as janelas e documentos abram sempre na mesma janela do Moodle. Então, sugerimos que a opção Abrir nesta janela/frame seja mantida.

Caixa de diálogos Inserir/editar link, com seta indicando o campo alvo e a seleção Abrir nesta janela/frame.

O item Título não deve ser configurado, pois de acordo com o eMAG, “esse atributo não é bem suportado por recursos de tecnologia assistiva, como leitores de tela, não tem utilidade para quem navega apenas pelo teclado e não tem bom suporte em dispositivos móveis, como celulares, entre outros problemas” (Fonte externa da citação sobre o item título, acessada em julho de 2014). 

Para finalizar as edições deste link, clique no botão Inserir ou Atualizar.

Caixa de diálogos Inserir/editar link e seta indicando o botão Inserir ou Atualizar.

Ao retornar para a caixa de edição de textos, o texto selecionado está em cor azul clara, isso significa que ele agora é um link para o documento com a descrição longa da imagem.

 Texto [Descrição longa “imagem e Gráfico.png – ODT – 5kb] agora é um link e fica com a cor azul. 

Para modificar a configuração realizada, basta selecionar novamente o texto e você pode escolher:

  • Ícone do botão Editar/inserir link Botão Editar/inserir link: para alterar a URL do link ou o Alvo do link criado.
  • Ícone do botão Remover linkBotão Remover link: para excluir o link criado.

Ao finalizar a edição dos links na caixa de edição de texto, vá ao final da página do Moodle e clique no botão Salvar e voltar ao curso, para poder salvar todas as edições feitas.

Após finalizar as edições de texto, os textos, que são links, irão assumir as configurações visuais de um link do Moodle.

 Botão Salvar e voltar ao curso e botão Cancelar. Seta indicando o botão Salvar e Voltar ao curso.