Imprimir o livro todoImprimir o livro todo

COMO CRIAR LINKS E INSERI-LOS NO MOODLE

COMO INSERIR UM VÍDEO OU ÁUDIO NO MOODLE

Site: EAD
Curso: Acessibilidade: Materiais Didáticos e Moodle
Livro: COMO CRIAR LINKS E INSERI-LOS NO MOODLE
Impresso por: Usuário visitante
Data: sábado, 22 fev 2020, 09:06

Título do livro Como criar links e inseri-los no Moodle

Introdução

Neste livro, vamos abordar dois aspectos importantes quando falamos de acessibilidade e a criação de links:

Título do livro Como criar links e inseri-los no Moodle

Elaborar links claros e sucintos

E o que isso tem a ver com acessibilidade?

De acordo com o eMAG (Modelo de Acessibilidade em Governo eletrônico - link externo), é importante trabalharmos na elaboração do termo ou frase que identifica cada link, pois ele deve identificar claramente cada destino e também fazer sentido quando isolado no contexto da página.

Destacamos algumas orientações:

  • Não utilizar a mesma descrição para dois ou mais links que apontem para destinos diferentes.
  • Links com mesmo destino devem ter o mesmo texto, a mesma descrição.
  • Indicar se o link envia para outra página externa ao Moodle, sempre que possível.
    • Exemplo: Programa de Governo eletrônico (link externo)
  • Não utilizar links do tipo “clique aqui”, “leia mais”, “mais”, “saiba mais”, “veja mais”, “acesse mais”, pois estas expressões, fora do contexto da página, não fazem sentido. São insuficientes para saber o destino do link ou localizá-lo na página.
    • Exemplo incorreto: Clique aqui para saber mais sobre acessibilidade.
    • Exemplo correto: Saiba mais sobre acessibilidade.
  • Em links para arquivos, é necessário informar a extensão e o tamanho do arquivo dentro do próprio link.
    • Exemplo: Cartilha de acessibilidade (.PDF, 450kb)
  • O link precisa ser claro e descritivo o suficiente mesmo quando este for lido fora do contexto do ambiente Moodle:
    • Exemplo de link suficientemente descritivo: Fórum - O que é acessibilidade?
    • Exemplo com informações desnecessárias: Clique aqui para acessar o  Fórum - O que é acessibilidade?
    • Exemplo com texto pouco descritivo: Clique aqui para acessar o Fórum - O que é acessibilidade?
  • Para indicar um link, não é necessário incluir frases como “clique aqui para...”, “link para...”, pois, tanto visualmente quanto para quem usa leitor de tela, é claro que o termo é um link.

Acesse o material do Curso eMAG – Conteudistas para ver outros exemplos de elaboração de links  (link externo).

Ainda pensando em sua acessibilidade, é necessário cuidar de como inserimos esses links no ambiente Moodle. Para tanto, veja as orientações técnicas que destacamos no material Inserir links no Moodle.

Título do livro como criar links e inseri-los no Moodle

Inserir links no Moodle

Depois de planejarmos e elaborarmos cada link de maneira clara e suscinta, para aprimorarmos a acessibilidade desses, é importante compreendermos o passo a passo para inseri-los dentro de uma caixa de edição de textos (link externo) no Moodle. Podemos transformar palavras e frases em:

Título do livro como criar links e inseri-los no Moodle

Inserir links no Moodle

Link para abrir uma página URL

A seguir, detalharemos o passo a passo para transformar uma palavra ou frase de um texto em um link para abrir uma página URL.

Na caixa de edição de textos do Moodle (link externo), inserimos um texto de apresentação da Diretoria de Ensino de Graduação a Distância da Universidade de Brasília.

Caixa de edição de textos do Moodle com o seguinte texto inserido: A Diretoria de Ensino de Graduação a Distância vincula-se ao DEG e atua na ampliação e democratização do acesso ao ensino superior público de qualidade mediante a oferta de cursos de graduação com a utilização de metodologias de educação a distância. Iniciativas como o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), o Pro Licenciatura e o apoio ao ensino semipresencial são parte dessa atuação.

Agora desejamos transformar os termos Diretoria de Ensino de Graduação a Distância em um link para o sítio desta Diretoria. Para tanto, selecionamos o texto e clicamos no botão Inserir/editar link.

Texto selecionado Diretoria de Ensino de Graduação a Distância e seta indicando o botão Inserir/ editar link.

A caixa de diálogos Inserir/editar links será aberta. Vamos trabalhar apenas com as configurações disponíveis na aba Geral. Será necessário configurar apenas dois itens disponíveis nas Propriedades gerais, a saber:

  • URL do link: é o local onde inserimos o endereço de destino do link, seja o de uma página do Moodle ou o de uma página externa ao Moodle.
  • Alvo: selecionamos a maneira como a página de destino será aberta. Para quem usa leitor de tela, o ideal é que todas as janelas e páginas abram sempre na mesma janela do Moodle. Então, sugerimos que a opção Abrir nesta janela/frame seja mantida.

 O item Título não deve ser configurado, pois, de acordo com o eMAG, “esse atributo não é bem suportado por recursos de tecnologia assistiva, como leitores de tela, não tem utilidade para quem navega apenas pelo teclado e não tem bom suporte em dispositivos móveis, como celulares, entre outros problemas” (Fonte externa da citação sobre o item título, acessada em julho de 2014).  

Após preencher os itens URL do link e o Alvo, clique no botão Inserir ou Atualizar para finalizar a configuração e inseri-lo na caixa de edição de textos no Moodle.

 Caixa de diálogos Inserir/editar link e seta indicando o botão Inserir/Atualizar. 

Após finalizar as edições de texto, os textos, que são links, irão assumir as configurações visuais de um link do Moodle.

Texto Diretoria de Ensino de Graduação a Distância agora é um link e fica com a cor roxa.

Para modificar a configuração realizada, basta selecionar novamente o texto e você pode escolher:

  • Ícone do botão Editar/inserir link Botão Editar/inserir link: para alterar a URL ou o Alvo do link criado.
  • Ícone do botão Remover linkBotão Remover link: para excluir o link criado.

Ao finalizar a edição dos links na caixa de edição de texto, vá ao final da página do Moodle e clique no botão Salvar e voltar ao curso, para poder salvar todas as edições feitas.

Após finalizar as edições de texto, os textos que são links irão assumir as configurações visuais e de comportamento de link do Moodle.

Botão Salvar e voltar ao curso e botão Cancelar. Seta indicando o botão Salvar e Voltar ao curso.

Título do livro como criar links e inseri-los no Moodle

Inserir links no Moodle

Link para abrir um arquivo

A seguir, detalharemos o passo a passo para transformar uma palavra/frase de um texto em um link para um arquivo, por exemplo: PDF, WORD, LIBREOFFICE, entre outros.

Na caixa de edição de textos do Moodle (link externo), inserimos uma imagem e desejamos inserir um link para o documento que contém a descrição longa desta imagem.

Em nosso exemplo, inserimos, na caixa de edição de textos, uma imagem de uma ilustração de uma paisagem e de um gráfico juntos. Logo abaixo da imagem, escrevermos o texto [Descrição longa "Imagem e Gráfico.png" - ODT - 5kb] e desejamos transformá-lo em um link para um arquivo que contém a descrição longa da imagem inserida.

Caixa de edição dos textos do Moodle, com imagem e texto inseridos. 

Em seguida, selecione o texto que deseja transformar em link para um arquivo e clique no botão Inserir/editar link.

Caixa de edição de textos do Moodle, com texto selecionado e seta indicando o botão Inserir/editar link.

A caixa de diálogos Inserir/editar links será aberta. Ao lado direito do campo URL do link, clique no botão Navegar.

 Caixa de diálogos Inserir/editar link e seta indicando o botão Navegar.

A caixa de diálogos File Picker será aberta. Escolha a opção Enviar um arquivo do lado esquerdo da caixa de diálogo do seletor de arquivos. Depois clique no botão Escolher arquivo para selecionar, em seu computador, o documento com a descrição longa da imagem.

Caixa de diálogos File Picker e seta indicando o botão Escolher arquivo.

Na tela Abrir, selecione o arquivo desejado e depois clique no botão Abrir. Em nosso exemplo, selecionamos o arquivo de texto Descrição longa da imagem.

Tela Abrir com seta indicando o arquivo de texto selecionado e outra seta indicando o botão Abrir.

Em seguida, de volta à caixa de diálogos File Piker, o nome do arquivo selecionado aparecerá do lado direito do botão Escolher arquivo. Em nosso exemplo, aparece escrito Descrição longa da imagem.odt. Se o arquivo estiver correto, basta clicar no botão Enviar este arquivo.

Caixa de diálogos File Picker, uma seta indicando o nome do arquivo selecionado e outra seta indicando o botão Enviar este arquivo.

Na caixa de diálogos Inserir/editar link, no campo URL do link, vai aparecer o endereço do arquivo, gerado automaticamente pelo próprio Moodle. Não o altere.

Caixa de diálogos Inserir/editar link, com seta indicando o endereço do arquivo configurado automaticamente pelo Moodle.

No campo Alvo, selecione onde este documento será aberto, qual será a janela de destino.

Para quem usa leitor de tela, o ideal é que todas as janelas e documentos abram sempre na mesma janela do Moodle. Então, sugerimos que a opção Abrir nesta janela/frame seja mantida.

Caixa de diálogos Inserir/editar link, com seta indicando o campo alvo e a seleção Abrir nesta janela/frame.

O item Título não deve ser configurado, pois de acordo com o eMAG, “esse atributo não é bem suportado por recursos de tecnologia assistiva, como leitores de tela, não tem utilidade para quem navega apenas pelo teclado e não tem bom suporte em dispositivos móveis, como celulares, entre outros problemas” (Fonte externa da citação sobre o item título, acessada em julho de 2014). 

Para finalizar as edições deste link, clique no botão Inserir ou Atualizar.

Caixa de diálogos Inserir/editar link e seta indicando o botão Inserir ou Atualizar.

Ao retornar para a caixa de edição de textos, o texto selecionado está em cor azul clara, isso significa que ele agora é um link para o documento com a descrição longa da imagem.

 Texto [Descrição longa “imagem e Gráfico.png – ODT – 5kb] agora é um link e fica com a cor azul. 

Para modificar a configuração realizada, basta selecionar novamente o texto e você pode escolher:

  • Ícone do botão Editar/inserir link Botão Editar/inserir link: para alterar a URL do link ou o Alvo do link criado.
  • Ícone do botão Remover linkBotão Remover link: para excluir o link criado.

Ao finalizar a edição dos links na caixa de edição de texto, vá ao final da página do Moodle e clique no botão Salvar e voltar ao curso, para poder salvar todas as edições feitas.

Após finalizar as edições de texto, os textos, que são links, irão assumir as configurações visuais de um link do Moodle.

 Botão Salvar e voltar ao curso e botão Cancelar. Seta indicando o botão Salvar e Voltar ao curso.